sábado, 15 de novembro de 2008

Pausa para meditação



Sabe o Tom Brady, namorado da Gisele Bundchen? Ele tem um tipo clássico americano, e aqui em Evergreen há varios como ele. Sobre um dos mais semelhantes - senão idêntico: loiro, alto, forte, chamativo - descobri hoje no café da manhã que seu nome é Colin.
Como descobri isso? Lendo o Jornal de Evergreen, no qual achei uma materia escrita por ele, com nome e foto. O que me fez ficar "de bobs", ou totalmente surpresa foi o tema do artigo: uma queixa extremamente bem escrita sobre o Proposition #8: a não aceitação da união entre pessoas do mesmo sexo no estado da California. No texto, ele lamenta o fato de não poder contituir família com seu esposo em sua terra natal. Sim, você leu "esposo" mesmo. Sim, eu também, ao ler o jornal, tive que repassar 3 vezes este parágrafo, pois achava que estava lendo errado.
Esta é mais uma característica forte de Evergreen. Não sei se em outras universidades americanas é assim também, mas aqui os queer folks estão por todos os lados. No lado dos meninos, tenho observado que o look calça ultra justa (skinny), cabelos mais para compridinhos ou caindo no rosto, coloridos de roxo, verde, azul ou rosa ou mini saia por cima de um bom legging de inverno é o mais comum. Entre as meninas há mais variações, com presença também de cabelos coloridos, curtos ou longos, visual menininho ou normal... Só dá para saber mesmo ao vê-las andando de mãos dadas pelo campus. E são muitas.
Pois é! Arco-íris, socialismo, erva e hippies por todos os lados - assim é o College tido como o mais liberal dos States.
A Filô da USP Ribeirão é colégio de freiras perto de Evergreen.
Outra característica muito interessante aqui é a presença enorme de estudantes com algum tipo de deficiência física. Desde um leve manquitolar até ausência de pernas; desde visão perfeita porém uni-ocular até visão nenhuma... achei isso fantástico pois nunca vi nada assim na USP de Ribeirão inteira. Aqui os alunos com alguma deficiência física têm incentivo e oportunidades especiais para estudar. Claro que nem tudo são flores. Percebi que muitos deles são solitários, e quando não, reunem-se apenas entre eles.
Esta aliás é uma característica humana inata: os iguais se procuram.

Nenhum comentário: