terça-feira, 12 de julho de 2011

É possível regredir de fase?

Sim, é possível.
Mas como assim, a evolução não é tida como uma regra geral biológica e espiritual?
Vamos à raiz da palavra "evolução": de acordo com o dicionário Michaelis, sf (lat evolutione) 1 Ato ou efeito de evoluir. 2 Progresso paulatino e contínuo a partir de um estado inferior ou simples para um superior, mais complexo ou melhor.
Ou seja, se não é constante, não é evolução.
E o antônimo de evolução é exatamente estase, estagnação, entorpecimento. Significa que não fazer nada, ficar parado, não ser ativo, isso faz você andar para trás, regredir.
Por exemplo, você imaginou que estava na Fase 3, que conseguia elaborar frases bem razoáveis em aramaico, e isso lhe enchia de orgulho e satisfação. Mas distrações apareceram, seu ânimo oscilou, você parou de estudar ou se atualizar, e não conseguiu achar entre os seus conhecidos nenhuma vivalma com quem você pudesse efetivamente conversar em aramaico. Sua preguiça e desculpas esfarrapadas o levarão de forma certeira de volta a Fase 2: competência baixa e entusiasmo baixo.
Quem é o responsável por isso? Você.
Quem pode fazer algo a respeito? Você.

Como mencionado no texto anterior, a progressão pelas Fases depende exclusivamente da sua capacidade de constantemente alimentar seus sentimentos e conhecimentos relacionados ao Objetivo, Tarefa, Habilidade ou Relacionamento que você deseja manter.
Alguns artifícios podem ser de grande ajuda. Primeiramente, é preciso que você consiga diagnosticar com precisão em que Fase determinado aspecto de sua vida se encontra. Sim, porque itens diferentes podem se enquadrar em Fases diferentes. Por exemplo, no meu caso, sei que estou na Fase 1 para "exercícios físicos", na Fase 2 para "análise de expressão gênica diferencial", na Fase 3 para "escrita de artigos científicos", e na Fase 4 para "neuroanatomia da formação hipocampal".

Como obter sucesso e progredir?
Quando a habilidade/competência na questão é baixa, é importante obter direcionamento. Com ajuda de alguém, de livros ou de sua vontade, você precisa:

  1. Estabelecer um objetivo claro;
  2. Saber como atingir o objetivo/habilidade;
  3. Esquematizar um plano de ação;
  4. Saber com clareza o papel de cada um (caso a questão envolva outras pessoas, como em situações de trabalho em grupo ou casais);
  5. Estabelecer prazos;
  6. Estabelecer prioridades;
  7. Monitorar continuamente a tarefa.
Quando o comprometimento/entusiasmo é baixo, é importante obter suporte. Esta etapa requer interação social, seja com seu par ou grupo de trabalho, embora alguns pontos possam ser resolvidos por esforço próprio ou com apoio de bibliografia apropriada. Você precisa:

  1. De alguém que te ouça, incentive e encoraje;
  2. De algo ou alguém que facilite a resolução de problemas específicos que podem surgir no caminho;
  3. De algo ou alguém capaz de fazê-lo lembrar do motivo pelo qual você quer atingir seu objetivo (isso pode parecer bobo e irrelevante, mas é comum perdermos o foco em momentos de desânimo);
  4. De algo ou alguém para compartilhar informações sobre o objetivo (conversar, escrever e ler sobre outras experiências e outras formas de resolver tarefas pode trazer mais clareza sobre como atingir seu objetivo); 
  5. De lembrar-se sempre: colaborar é uma das chaves para o sucesso.
Embora o suporte pareça depender de outras pessoas, obtê-lo é inteiramente sua responsabilidade. Não espere que alguém bata à sua porta e diga: "Oi, eu vim aqui para apoiar e incentivar você. Como eu sou adivinho, sei exatamente do que você precisa. Minha família toda fala aramaico e eu gostaria de convidar você para viajar conosco com tudo pago por toda a região da antiga Judéia e Babilônia".
Pois é, isso não existe. Ninguém lê pensamentos e só você pode saber do que você precisa. Portanto comunique-se. E tenha sempre o cuidado de falar de maneira gentil e precisa.


Good communication is as stimulating as black coffee and just as hard to sleep after. (A. M. Lindbergh, in 'Gift From the Sea')