quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Como atingir objetivos" ou "Como as coisas evoluem" ou "O continuum de qualquer aprendizado, relação ou desenvolvimento"


Ando lendo algumas coisas bem interessantes por estes dias. Uma delas pareceu-me particularmente útil e está relacionada com o título acima. É uma espécie de regra geral.
Vale para relacionamentos amorosos? Sim. Vale para relacionamentos de amizade? Sim. Vale para quando você começa a aprender qualquer coisa nova? Sim. Vale para quando você quer atingir um objetivo? Sim. Vale para quando você quer desenvolver uma habilidade específica? Sim.
Impressionante, certo? Sim! Praticamente tudo no Universo conhecido pode ser estruturado em 5 fases. Vamos a elas.

Fase 1: Competência Baixa; Entusiasmo Alto. Ahh, os primórdios da paixão, quando tudo parece perfeito, esfuziante. Você se sente animadíssimo, mas na verdade não tem a mínima ideia de onde está se metendo. Resolveu aprender aramaico ou consertar turbina de avião? "Uau, tudo é tão novo e maravilhoso, tenho certeza que vai ser fácil, já vi várias pessoas fazendo e para mim vai ser moleza!"
Este estado pode durar de 1 semana a 2 anos.

Fase 2: Competência Baixa; Entusiasmo Baixo. Este é o momento no qual você se dá conta que seu par  vai ao banheiro como qualquer outro terráqueo, e que tem mais defeitos do que você imaginou. Você percebe que aramaico é difícil pra caramba, e que você mal conseguiu decorar o alfabeto inicial. E que raios você resolveu ser concorrente do setor de engenharia e mecânica da Embraer?
Este estado pode durar de 1 semana a 3 anos, dependendo do ponto em questão e da postura do indivíduo frente a esta fase. Notamos a discrepância entre as expectativas iniciais e a realidade da situação. É neste ponto que 80% das pessoas desiste, na maioria das vezes de forma inconsciente. Destas que desistem, 100% experimentarão um gosto amargo de fracasso na boca, e vão criar as justificativas mais ridículas e culparão qualquer um que aparecer na frente na tentativa de amenizar a sensação de derrota.
O único remédio para quem sucumbiu nessa fase é: Pare de encher o saco das pessoas ao seu redor com reclamações a respeito. Cresça e assuma a responsabilidade por ter desistido. Resolva consigo mesmo se quer continuar a levar sua vida de maneira medíocre ou se vai escolher algo que goste de fazer e ser bom nisso.

Fase 3: Competência Moderada; Entusiasmo Variável. Excelente, você conseguiu superar o desânimo sombrio que o atingiu na Fase 2 e insistiu em seu progresso. Na Fase 3, que dura no mínimo 2 anos, você consegue elaborar algumas frases em aramaico, ou consertar pequenos teco-tecos.
Você percebe de maneira relativamente clara que seu par tem qualidades e defeitos. Embora a relação não seja perfeita, você sabe que a pessoa ao seu lado contribui para seu bem-estar e que vocês podem crescer muito juntos.
Ou, pode ser que apesar dos seus esforços em construir uma relação alegre e saudável, a pessoa  insista em comportamentos incompatíveis com você. Seja infidelidade, violência, frieza, ignorância, vícios; ou qualquer outra coisa que você não estiver disposto a compreender, aceitar ou tolerar.
Este é o momento em que desistir conscientemente de uma empreitada que está dando errado, ou não traz satisfação pessoal, pode ser positivo. O importante é que você assuma responsabilidade imediata sobre o fato e saiba exatamente as consequências que isso pode trazer.
Se você está contente com o caminho trilhado e deseja progredir, desenrola-se a Fase 4.

Fase 4: Competência Alta; Entusiasmo Alto. Nesta fase obviamente não há desistências, e envolve muito trabalho - que agora você sabe exatamente como fazer - e produtividade. Tudo flui mais rapidamente, e com menos surpresas. Muitas pessoas acreditam erroneamente que a vida com menos surpresas é entediante. Na verdade, conhecer profundamente um assunto, uma tarefa, ou alguém traz tranquilidade, realização e crescimento. Um erro bastante comum nesta fase, que pode durar de 1 a 4 anos, é achar que você já sabe de tudo, ou que determinado objetivo ou pessoa já está conquistado de maneira permanente. Você está quase lá, mas a Fase 5 só é atingida e mantida com um segredo, revelado abaixo.

Fase 5: Missão Cumprida. Seu Objetivo, Tarefa, Habilidade ou Relacionamento pode ser mantido no ápice (como numa curva dose-resposta farmacológica) desde que você simplesmente continue empenhado e capaz, e não estagnado e desengajado. Alimente seus sentimentos e conhecimentos relacionados àquilo que você quer manter vivo.
Achou que era fácil? Não é tão difícil, mas é trabalhoso e por isso tem 5 etapas! Em próximos textos trataremos de pequenas dicas que podem facilitar a passagem por estas fases.